domingo, 28 de junho de 2009

A arte de soltar a voz nos palcos da vida



O Site Jornal de Teatro fez uma matéria sobre a voz e os cuidados com ela.

Uma das entrevistadas da reportagem foi Alessandra Verney.


Confira os trechos em que Alessandra fala sobre sua voz:


Disciplina quase budista


Emoção, aliás, foi o que levou a atriz e cantora Alessandra Verney, 34 anos, a sair de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, para realizar seu sonho profissional, no Rio de Janeiro. Com experiências em musicais - "Tudo é Jazz!" (2004), "Ópera do Malandro, em Concerto (2006) e "7, o musical" -; em comédias - "Aqui se faz, aqui se paga" (2002) -; na televisão - "Chiquinha Gonzaga" (1999) e "América" (2005) - e no cinema - "Apolônio Brasil, o campeão da alegria" (2003) -, a gaúcha alia o amor ao ofício com uma disciplina quase budista. "A voz é minha maior paixão. Por isso, procuro tratá-la com o maior zelo possível. É um grande privilégio tê-la como instrumento de trabalho, e, a partir dela, expressar todos os tipos de sentimentos para, consequentemente, despertar a emoção do outro", revela Alessandra, que faz aula de canto desde os 17 anos, começou a cantar profissionalmente aos 18, e, desde então, dedica-se ao máximo em busca do aprendizado e do aperfeiçoamento.

"Após iniciar as aulas de canto, senti uma mudança significativa em minha voz. Quando comecei a fazer teatro musical, vi que era diferente da forma que eu cantava até então. Por isso, sempre busco me aperfeiçoar e estudar todos os tipos de repertório. Estudar técnica de teatro musical abriu ainda mais meu leque de opções, inclusive no gênero popular. Naturalmente, a voz falada também foi trabalhada junto com a voz cantada. No que diz respeito à parte vocal do teatro musical, meu objetivo maior é fazer com que a voz acompanhe o que o personagem exige. Hoje, quando faço um papel, a primeira coisa que busco é a unicidade da voz falada do personagem com a cantada, que é fundamental. Somando esses fatores à interpretação, eles se interligam e um ajuda ao outro", diz Alessandra.


Exercícios são indispensáveis


Exercitar a voz também é parte da rotina de atores e cantores. Foi o que fez Alessandra Verney. Embora nunca tenha feito faculdade de canto, ela recorreu às aulas particulares para aprimorar sua técnica vocal e se aperfeiçoar como cantora e atriz. "Eu estudava canto lírico e também cantava música popular. Mas melhorei muito, também, graças aos excelentes professores que tive, entre eles Vera do Canto e Mello, Mirna Rubim e Eliane Sampaio. De dois anos para cá, estudo com o maestro Marconi Araújo", revela Alessandra, que toma cuidados com a voz mesmo quando não está em cena.

"Antes de entrar no palco, sempre faço aquecimento, mas nada longo demais, pois gosto de ficar concentrada o máximo possível. Bebo muita água. É um cuidado indispensável. Quando estou em cartaz, dificilmente saio após o espetáculo, a fim de descansar vocalmente para o dia seguinte. No meu caso, faz diferença, mesmo tendo uma boa resistência vocal. Uma boa noite de sono também é fundamental para o bem-estar da voz", avisa Alessandra, que não dispensa sessões com fonoaudiólogos.


Fonte: Site Revista de Teatro. http://www.jornaldeteatro.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário