segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Alessandra Verney estrela nova versão de "Os Saltimbancos"




Sucesso há mais de trinta anos, desde a sua primeira encenação em 1977, no Canecão, o espetáculo Os Saltimbancos, de Luiz Enríquez Bacalov e Sergio Bardotti, com tradução e adaptação de Chico Buarque, ganha uma grande montagem, com direção de Cacá Mourthé, que estreia dia 09 de janeiro, no Teatro Oi Casa Grande.

O musical, com patrocínio do Bradesco Seguros e Previdência, é inspirado no conto dos irmãos Grimm, “Os músicos de Bremem”, e traz no elenco Bianca Byington (a galinha), que volta a fazer a peça que a lançou no teatro em 1978, Alessandra Verney (a gata), Mauricio Tizumba (o jumento) e José Mauro Brant (o burro), quatro animais muito diferentes entre si e que buscam um só ideal para as suas vidas: escapar da opressão dos seus donos. A galinha, a gata, o jumento e o cão representam, poeticamente e cada qual com sua personalidade, o sonho comum de todo ser humano: derrotar toda a forma de tirania.

Sobre a peça:


Na trama, os quatro animais se revoltam com as obrigações impostas por seus patrões.

O jumento – cansado de tanto trabalhar sem recompensa alguma – decide fugir para a cidade, almejando um emprego como músico. No caminho, encontra um cachorro, na verdade mais um animal desiludido com seu antigo dono, pois sempre estava atrelado às suas ordens e nunca tinha nenhum tipo de reconhecimento.

O jumento, sensibilizado pela história do seu “quase igual”, convida o novo companheiro para segui-lo em direção à cidade. Pouco depois, no mesmo caminho, os dois encontram uma galinha, que não colocava mais ovo e a gata que não suportava continuar presa. Rapidamente, os quatro ficam juntos em busca do sonho de virarem músicos. Depois de muito caminhar, chegam à Pousada do Bom Barão, onde imaginavam poder descansar. Porém era proibida a entrada de animais e para a surpresa de todos, os seus ex-donos encontram-se lá dentro. A partir daí, juntos, eles decidem enfrentá-los. Como diz a letra da canção: “O Animal é tão bacana, mas também não é nenhum banana”.

Revisitando “Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, os autores atualizam as personagens, fazendo com que pensem e comentem suas ações. Cantando, emocionando e fazendo rir, os quatro animais, cada um com uma história de rejeição, apresentam seus talentos e defeitos: o jumento é paciente; a galinha, teimosa; a gata é muito esperta e o cão é leal.


FICHA TÉCNICA
Elenco: Alessandra Verney, Bianca Byington, José Mauro Brant e Mauricio Tizumba
Autoria: Luiz Enríquez e Sérgio Bardotti
Tradução e Adaptação: Chico Buarque
Direção: Cacá Mourthé
Direção Musical: Alexandre Elias
Coreografias: Sueli Guerra
Iluminação: Paulo César Medeiros
Figurinos: Kika Lopes
Cenários: Sérgio Marimba
Preparação Vocal: Agnes Moço
Coreografias: Sueli Guerra
Produção: SARAU Agência de Cultura Brasileira
Preparação Vocal: Cacala Carvalho
Direção de Produção :Andréa Alves e Cláudia Marques
Co-Produção: Fábrica de Eventos
Realização : Sarau Agencia de Cultura
Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti

Estreia dia 9/01



Nenhum comentário:

Postar um comentário