domingo, 28 de junho de 2009

A arte de soltar a voz nos palcos da vida



O Site Jornal de Teatro fez uma matéria sobre a voz e os cuidados com ela.

Uma das entrevistadas da reportagem foi Alessandra Verney.


Confira os trechos em que Alessandra fala sobre sua voz:


Disciplina quase budista


Emoção, aliás, foi o que levou a atriz e cantora Alessandra Verney, 34 anos, a sair de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, para realizar seu sonho profissional, no Rio de Janeiro. Com experiências em musicais - "Tudo é Jazz!" (2004), "Ópera do Malandro, em Concerto (2006) e "7, o musical" -; em comédias - "Aqui se faz, aqui se paga" (2002) -; na televisão - "Chiquinha Gonzaga" (1999) e "América" (2005) - e no cinema - "Apolônio Brasil, o campeão da alegria" (2003) -, a gaúcha alia o amor ao ofício com uma disciplina quase budista. "A voz é minha maior paixão. Por isso, procuro tratá-la com o maior zelo possível. É um grande privilégio tê-la como instrumento de trabalho, e, a partir dela, expressar todos os tipos de sentimentos para, consequentemente, despertar a emoção do outro", revela Alessandra, que faz aula de canto desde os 17 anos, começou a cantar profissionalmente aos 18, e, desde então, dedica-se ao máximo em busca do aprendizado e do aperfeiçoamento.

"Após iniciar as aulas de canto, senti uma mudança significativa em minha voz. Quando comecei a fazer teatro musical, vi que era diferente da forma que eu cantava até então. Por isso, sempre busco me aperfeiçoar e estudar todos os tipos de repertório. Estudar técnica de teatro musical abriu ainda mais meu leque de opções, inclusive no gênero popular. Naturalmente, a voz falada também foi trabalhada junto com a voz cantada. No que diz respeito à parte vocal do teatro musical, meu objetivo maior é fazer com que a voz acompanhe o que o personagem exige. Hoje, quando faço um papel, a primeira coisa que busco é a unicidade da voz falada do personagem com a cantada, que é fundamental. Somando esses fatores à interpretação, eles se interligam e um ajuda ao outro", diz Alessandra.


Exercícios são indispensáveis


Exercitar a voz também é parte da rotina de atores e cantores. Foi o que fez Alessandra Verney. Embora nunca tenha feito faculdade de canto, ela recorreu às aulas particulares para aprimorar sua técnica vocal e se aperfeiçoar como cantora e atriz. "Eu estudava canto lírico e também cantava música popular. Mas melhorei muito, também, graças aos excelentes professores que tive, entre eles Vera do Canto e Mello, Mirna Rubim e Eliane Sampaio. De dois anos para cá, estudo com o maestro Marconi Araújo", revela Alessandra, que toma cuidados com a voz mesmo quando não está em cena.

"Antes de entrar no palco, sempre faço aquecimento, mas nada longo demais, pois gosto de ficar concentrada o máximo possível. Bebo muita água. É um cuidado indispensável. Quando estou em cartaz, dificilmente saio após o espetáculo, a fim de descansar vocalmente para o dia seguinte. No meu caso, faz diferença, mesmo tendo uma boa resistência vocal. Uma boa noite de sono também é fundamental para o bem-estar da voz", avisa Alessandra, que não dispensa sessões com fonoaudiólogos.


Fonte: Site Revista de Teatro. http://www.jornaldeteatro.com.br


quinta-feira, 18 de junho de 2009

Aniversário de Alessandra Verney


Hoje, 18 de junho, é aniversário de Alessandra Verney.

Parabéns, Alessandra, e cada vez mais sucesso para você!!!


Em homenagem à data, divulgamos um vídeo-book com imagens de vários momentos dessa atriz e cantora especial:




terça-feira, 16 de junho de 2009

“7 - O Musical”: Emoção nos Aplausos Finais da Temporada Paulista



A temporada paulista de “7 - o musical” chegou ao fim no último 31/05, com ingressos esgotados e muita vibração.

O último dia foi muito emocionante… Nossa, todo mundo com o coração na boca! Agora é guardar a peça dentro do coração e ver o que o destino reserva pra esse trabalho tão especial. Essa temporada em São Paulo foi realmente incrível”, disse Alessandra Verney, intérprete de Bianca.


Assista o vídeo dos aplausos finais no encerramento da temporada paulista de “7 - O Musical“:




segunda-feira, 15 de junho de 2009

Alessandra Verney em entrevista ao Site Möeller Botelho


Alessandra Verney: Uma Artista Sem Fronteiras


Em “7 – O Musical”, ela entra em cena já com 30 minutos de peça iniciada. Surge no escuro, no alto de uma escada. A cara branca, o cabelo preto e a boca vermelha desenhada no meio do rosto… assim é descrita Bianca, a antagonista de Amélia (Alessandra Maestrini), no mais autoral espetáculo da dupla Charles Möeller & Claudio Botelho.

A personagem, que teria tudo para vir a ser mais uma “vilã femme-fatale”, é defendida por sua intérprete, Alessandra Verney, que a vê como alguém que também foi iludida, tal qual Amélia.

Trancafiada em um subúrbio carioca, o sonho de Bianca é conhecer o mar. Já o de Alessandra Verney é continuar cruzando oceanos – Nascida no interior do Rio Grande do Sul, ela mora hoje no Rio e quando encontra uma brecha, tem zarpado para fazer shows na Grécia - por onde está tentando conquistar um lugar ao sol também na Europa.

Às vésperas do encerramento da temporada paulista de “7” (onde canta duas belas canções: “Se Essa Rua” e “Ele Vai Voltar”), Alessandra Verney conversou com o Site Möeller Botelho sobre sua personagem, sobre seus trabalhos com a dupla e sua experiência como atriz e cantora.

Conheça mais um pouco dessa artista sem fronteiras.


Leia a entrevista completa em:
http://www.moellerbotelho.com.br/arquivos/3147

Alessandra Verney & Gottsha: "Medley Roberto Carlos" (Movie Stars)


Gottsha e Alessandra Verney cantam Medley com músicas de Roberto Carlos no Show "Movie Stars" (Teatro Rival, 2005):




Alessandra Verney em "7 - O Musical"


Fotos de Chico Lima (2007):








sexta-feira, 5 de junho de 2009

Alessandra Verney: "Na Cama de um Homem" (parte 02)


"Na Cama de um Homem" (dueto com Ester Elias).
Império (2007) | Um Musical de Miguel Falabella e Josimar Carneiro | Teatro Carlos Gomes (RJ) | 2007.

Parte 02:




Alessandra Verney: "Na Cama de um Homem" (parte 01)


"Na Cama de um Homem" (dueto com Ester Elias).
Império (2007) | Um Musical de Miguel Falabella e Josimar Carneiro | Teatro Carlos Gomes (RJ) | 2007.

Parte 01:




Alessandra Verney: "Who wants to live forever"


Alessandra Verney: "Who wants to live forever", Show Movie Stars (Teatro Rival, 2005):






quinta-feira, 4 de junho de 2009

Alessandra Verney em "7 - O Musical" (Temp. 2009 - SP)


"7 - O Musical", de Charles Möeller & Claudio Botelho foi apresentado em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso, de 17 de abril a 31 de maio de 2009.


Confira fotos de Alessandra Verney na temporada paulista de "7":











Fotos: Lenise Pinheiro, Denny Naka.

Alessandra Verney canta "Coisas de Mulher" (Império)


Alessandra Verney canta "Coisas de Mulher", com Cláudia Netto e Izabella Bicalho. Trecho do musical "Império", de Miguel Falabella e Josimar Carneiro. Teatro Carlos Gomes - 2007.





terça-feira, 2 de junho de 2009

Pocket Show - Revista Caras (2009)



O show de Alessandra Verney (34) na Ilha de CARAS contou com uma inesperada participação especial. Convidada a cantar na confraternização que reuniu os arquitetos, decoradores, paisagistas e fornecedores que reformularam os ambientes para a temporada 2009, ela viu a plateia se transformar em um animado coral. "Pela reação, acho que consegui o meu objetivo, deixar as pessoas com gostinho de quero mais", disse Alessandra, que fez exclusivo pocket-show com o repertório que estará em seu primeiro CD, ainda sem nome, a ser lançado no primeiro semestre de 2009. Ao lado do violonista Denny Kessous (27), a gaúcha de Santa Maria mostrou seu estilo eclético, da MPB ao jazz. "Adoro esse tipo de música. Faz a gente se emocionar. Quando ela interpretou My Heart Belongs to Daddy, de Cole Porter, quase não resisti. Queria pegar o microfone e cantar junto", disse o arquiteto Jairo de Sender (51). Alessandra, que também se dedica ao teatro e em abril reinicia temporada paulista do musical 7, com trilha de Ed Motta (37), deu ainda nova roupagem a antigos sucessos, como o bolero Alguém Como Tu, de Jair Amorim (1915- 1993) e José Maria de Abreu (1911-1966). "Foi um show incrível. A Alessandra tem toda razão, ficamos mesmo com gostinho de quero mais", afirmou a arquiteta Claudia Brassaroto (41).




Revista Caras - 05/01/09.


Alessandra Verney no Especial de Roberto Carlos (2008)



Em dezembro de 2008, Alessandra Verney foi convidada pelo amigo e conterrâneo Carmo Dalla Vecchia para assistirem juntos à gravação do Especial de fim de ano de Roberto Carlos (TV Globo).


Confira as fotos:






Beowulf (2007)



Em 2007, Alessandra Verney participou da dublagem da versão brasileira do filme de animação em 3D "A Lenda de Beowulf" cantando duas canções.

As canções "Gently As She Goes" e "A Hero Comes Home", são cantadas pela personagem Wealthow e originalmente foram cantadas pela atriz Robyn Wright-Penn. A voz brasileira para essas duas canções é de Alessandra Verney. Idina Menzel gravou a versão dos créditos finais para "A Hero Comes Home", mas a mesma não foi dublada para português.

Informações sobre o filme aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Beowulf_(2007)


Alessandra Verney & Tom Bloch


Em 2006, Alessandra Verney gravou uma participação no álbum da banda gaúcha Tom Bloch, que tem o filho do Luis Fernando Veríssimo, Pedro Veríssimo, como vocalista e compositor das letras, ao lado do Iuri Freiberger, que também produziu o álbum.

O nome da faixa em que Alessandra cantou é "Vendetta".

Esse vídeo disponibilizado no link abaixo é um "pirata", gravado por uma fã no Teatro São Pedro, em abril do ano passado, quando Alessandra foi a Porto Alegre cantar com eles no show de lançamento do CD (que futuramente irá virar DVD).

Fica uma canjinha do que vem por ai... A banda acabou de assinar com o selo "Som Livre Apresenta" e certamente terá uma projeção bem maior Brasil afora:




Alessandra Verney participa de CD de Hyldon


Alessandra Verney faz uma participação especial no novo CD do cantor Hyldon, um dos grandes representantes da soul music brasileira.

Verney participa da faixa "A viola e a moringa Guinguiana", em homenagem ao compositor e instrumentista Guinga.

Hyldon a convidou após tê-la visto em "7 - O Musical", no ano passado, no Teatro João Caetano.


Ouçam a música no MySpace de Hyldon (faixa nº 3):

http://www.myspace.com/hyldonsoulbrasileiro

Alessandra Verney no filme "Xuxa Gêmeas" (2006)

Em 2006, Alessandra Verney fez uma pequena participação no filme ''Xuxa Gêmeas'', com direção de Jorge Fernando.

Confira o vídeo abaixo:


Alessandra Verney em Manaus (2006)



Em 2006, Alessandra Verney participou da turnê da peça "E agora, o que eu faço com o pernil?", com Rosamaria Murtinho, Cláudio Cavalcanti e Zulma Mercadante.

A peça foi apresentada no histórico Teatro Amazonas, em Manaus. No intervalo, Alessandra, Rosa e Zulma fizeram visita ao Ariaú Amazon Towers. No roteiro, passeio de barco pelo Rio Ariaú e até mergulho para nadar com os botos.

Ao conhecer um vilarejo, as atrizes conversaram com a população local e observaram o processo de fabricação da farinha de mandioca.


Veja mais fotos:





Fonte: Portal Caras.


Alessandra Verney em "7 - O Musical" (Temp. 2008)



Em 27 de Setembro de 2008, “7 - O Musical” reestreou no Rio, desta vez no Teatro Carlos Gomes , com parte do elenco original e novos nomes (entre eles, Marina Ruy Barbosa, Ivana Domenico e Janaina Azevedo). Na ocasião da reestreia de “7”, a dupla Möeller & Botelho contabilizou três musicais em cartaz simultaneamente no Rio: “Beatles”, “Noviça” e “7”.


Veja fotos de Alessandra na Temporada 2008 de "7 - O Musical":










Fotos: Paulo Ruy Barbosa, Leo Ladeira.


Alessandra Verney em "Rádio Nacional" (2008)



Em março de 2008, Alessandra é convidada para intregrar o elenco do musical "Rádio Nacional - As Ondas que Conquistaram o Brasil", que reestreou no Rio. No espetáculo, ela cantou clássicos da MPB como "Saia do Meu Caminho", "Nunca", "Eu sou o Samba"; e standards como "I’ve Got You Under My Skin" e "Someone to Watch Over Me", entre outras músicas.


Alessandra Verney em Temporada de Shows na Grécia (2008)


Em janeiro de 2008, Alessandra Verney fez uma série de shows em Atenas, Grécia, no Ginger Ale - Coctail Lounge Bar.

80% do repertório apresentado era composto de música brasileira, incluindo clássicos da Bossa Nova, como: "Chega de Saudade", "Desafinado" e "Samba do Avião".



"Fizemos uma versão samba-funk para "Voltando", de Chico Buarque. Entre outras, estão "Anos Dourados", "O Mar Serenou", "Canto de Ossanha" e certamente não dá pra deixar de incluir "Aquarela do Brasil" para o bis - é inevitável. Apresentei ainda uma composição minha que fiz quando estive aqui em 2005 e que tem a Grécia como cenário", disse Alessandra em entrevista ao site As Cantrizes na época do show.

Alessandra Verney em "7 - O Musical" (Temp. 2007)


Foto : Tina Salles

Após uma carreira de sucessos, com 14 espetáculos musicais, Charles Möeller e Claudio Botelho abriram as cortinas, em 2007, para seu primeiro espetáculo inteiramente autoral.

Com música escrita especialmente por Ed Motta, “7 – O Musical” é um espetáculo totalmente inédito - texto, música e letras foram ouvidos e vistos pela primeira vez.

"7 - O Musical" estreou em 1º de setembro de 2007, no Teatro João Caetano (RJ) e foi um dos grandes vencedores do Prêmio Shell de 2007, levando três dos seis prêmios a que concorria: direção (Charles Möeller), figurino (Rita Murtinho) e iluminação (Paulo César Medeiros).

No espetáculo, Alessandra Verney vivia Bianca, antagonista de Amélia (Alessandra Maestrini) e cantava duas belas canções: “Se Essa Rua” e “Ele Vai Voltar”.


Veja fotos de Alessandra Verney na temporada 2007 de "7 - O Musical":